Páginas

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Templates zabbix, encontrei, mas não funciona! O que fazer?

Olá meus caros, na postagem de hoje vou falar de um tema comum entre os iniciantes de Zabbix, estou falando de templates zabbix, muitos ainda não se habituaram a criar os seus próprios templates zabbix e passam a buscar templates zabbix prontos.

Organizar os sensores(items,triggers,gráficos) dentro dos templates zabbix é umas das boas práticas antes de iniciar o monitoramento de qualquer equipamento ou aplicação dentro do Zabbix.

No site share.zabbix.com há um repositório oficial em que, temos templates zabbix  prontos organizados por categoria disponíveis para download, estamos falando de templates zabbix de fabricantes e aplicações mais populares, porém é muito comum encontrarmos alguns templates incompletos com algumas dificuldades para importação devido a versões diferentes do zabbix ou falta de documentação, para te ajudar a lidar com essa situação vou registrar algumas dicas importantes para tratar esse caso.
  • Leia o que foi documentado na pagina de download, os templates das versões anteriores a
    versão do Zabbix 3.0 não suportam importação de mapeamento de valores(aquela informação que converte o resultado numérico de 1 para UP ou 0 para Down), só descobrimos que faltam esse mapeamento quando vamos fazer a importação do template e surge a mensagem de erro informando que não há mapeamento de valores, para resolver na versão do Zabbix 3, basta adicionar/cadastrar manualmente o mapeamento antes da importação, caso não tenha essa informação registrado em algum local, para descobrir será necessário editar o arquivo xml e localizar os valores existentes. Importante nem todas as pessoas documentam esses detalhes e na maioria dos casos acabamos inviabilizando o uso de um template por tal situação, leia, observe e corrija o que for necessário.
  • Saiba converter os templates zabbix para a versão atual do seu Zabbix Server, é natural que
    para cada nova versão seja implementada novas melhorias e com isso vem algumas mudanças, nos templates zabbix ocorre das mesma forma, para cada versão do Zabbix a estrutura xml é ajustada, ou seja as versões 2.x são diferentes das versões posteriores 3.x e 4.x, em uma busca breve pela internet encontrei um projeto que vale muito a pena conferir (zabbix-template-converter por Ryan Armstrong ), é um script em python que permite resolver essas questões de compatibilidade entre versões do Zabbix, fiz alguns testes para validação e funcionou muito bem.
  • Crie os seus próprios templates, nada melhor que saber o que,quando e como exatamente está
    sendo monitorado, se todos os items estão com o intervalos e tempos de armazenamentos adequados, se as triggers foram criadas corretamente com uso de macros e expressões precisas, se estão documentadas com suas descrições e procedimentos para resolver os incidentes do ambiente, evite utilizar os templates zabbix padrões, sempre recomendo que utilize os temlpates padrões como exemplo ou até mesmo para melhorar os itens existentes, deixe apenas o necessário, somente aquilo que irá utilizar posteriormente para algum indicador.



Criar um template zabbix, para alguns as vezes poder ser uma tarefa um pouco complexa, porém é a melhor forma de aplicar o monitoramento a diversos equipamentos com as mesmas características. Então na hora de procurar um template zabbix pronto, analise e revise todos os elementos do template para evitar qualquer alarme ou sobrecarga de coleta desnecessária no ambiente.

Se você tem dificuldades em criar templates, deixe sua dúvida nos comentários.

Hernandes Martins(Zabbix Trainner): Formado em redes de computadores pela Universidade Nove de Julho, atua na área de tecnologia desde 2001, passando por grandes empresas, atuando como analista de suporte, administrador e a analista de redes. Atualmente Instrutor Zabbix Oficial(Zabbix Trainner) e Analista Zabbix Specialist Certifield na Unirede Soluções Corporativas parceira  Zabbix Premium Partner no Brasil e América Latina, membro e coloborador ativo nos fóruns oficiais e da Comunidade Zabbix Brasil no Yahoo e Facebook. Ministra palestras e realiza projetos de implementação e consultoria com Zabbix e mantém o blog com vídeos e colaborações para a comunidade brasileira. http://hernandesmartins.blogspot.com.br/

2 comentários:

  1. Que post bacana Hernandes. Isso server e muito para quem esta iniciando no mundo Zabbix.

    ResponderExcluir
  2. Ola bom dia, parabens pelo post eu andei pesquisando e infelizmente não encontrei muitas coisas relacionadas para criar um template zabbix, e eu gostaria de um norte se possível. Aguardo retorno, obrigada.

    ResponderExcluir