Páginas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

O servidor Zabbix não está rodando: O que Fazer?

O servidor Zabbix não está rodando: O que Fazer?


Tenho visto muitas postagens com dúvidas a respeito dessa mensagem, principalmente por aqueles que estão iniciando com monitoramento ou até mesmo quem já utiliza a ferramenta à um longo tempo, por este motivo resolvi registrar algumas dicas importantes para ajudar a resolver esse problema. No post de hoje vou abordar possíveis causas dessa mensagem de erro que indica a indisponibilidade do Zabbix Server.

Pra começar tenha em mente que você vai precisar de conhecimentos básicos em Linux e acesso com privilégios para acessar o Zabbix Server via linha de comando como root.

Nesta primeira etapa vou listar possíveis causas e depois uma breve descrição para esclarecer melhor, sugiro observar cada detalhe com calma, pois até uma letra incorreta pode afetar o serviço.

Possíveis Causas
  • ·         Informações incorretas no arquivo de configuração zabbix_server.conf
  • ·         Problemas na criação e permissão do banco de dados
  • ·         Problemas com firewall ou selinux
  • ·         Falta de recurso e processos suficientes para start do daemon do zabbix_server
  • ·         Oscilação de rede quando utilizado componentes separados
  • ·         Virtualização com ausência de recurso e sem configuração adequada

Até aqui sabemos de algumas possíveis causas, agora vamos identificar o problema e em seguida agilizar algumas soluções.

1. Logs do Zabbix Server

Este é o primeiro passo que deve ser verificado independentemente da situação, sempre visualize os logs ou seja, a partir do momento que surgiu a mensagem de erro na interface web do zabbix sempre visualize o log.

Para verificar o log do Zabbix digite o comando conforme imagem a seguir.

Obs: O caminho do log pode mudar de acordo com a instalação, para ter certeza do caminho veja no arquivo de configuração zabbix_server.conf.


2. Verificar o Banco de dados

O banco de dados é um dos componentes principais, nele será armazenado todas as informações que serão coletadas, portanto seu funcionamento é fundamental.

Mensagem de erro no log do Zabbix indicando que o Mysql não está rodando, isto poderá ser aplicado para outros bancos de dados. (Postgres,Oracle,IBM DB2,SQlite)


Verifique se o serviço mysql foi iniciado corretamente ou verifique os logs referente ao mysql.

As permissões de acesso ao banco de dados também pode ser a causa após instalação, caso apareça esta mensagem de erro verifique se as permissões foram efetivadas.

É necessário efetivar as permissões para o usuário “zabbix” acessar o banco de dados.


3. Verificar possíveis bloqueios

Firewall é nosso primeiro ponto a ser verificado, sim precisamos verificar se existe ou não regras de firewall impedindo a utilização do serviço, por outro lado também dependendo do sistema operacional, podemos ter o SELINUX que por sinal é um método adicional de segurança para ambientes Linux com base em usuário e processo e na maioria dos casos são desabilitados por alguns administradores, não vamos entrar em detalhes nesta postagem vamos apenas falar das possíveis causas.

Firewalld rodando


SELINUX habilitado


Dicas

4. Problemas de alocação de recursos

Inicialmente o Zabbix Server conta com diversos processos para que a aplicação funcione corretamente, a seguir a tela indicando possíveis problemas com o parâmetro “CacheSize” do arquivo de configuração.


Neste caso devemos ajustar o parâmetro “Cachesize” e aumentar de uma forma que a aplicação do Zabbix Server possa aproveitar ao máximo o recurso de memória.



Obs: Sempre veja o log e depois que efetuar qualquer ajuste no arquivo de configuração é necessário reiniciar o serviço do zabbix-server para validar as novas configurações.

Conclusão

O objetivo desse post foi transmitir de forma simples e objetiva, as possíveis causa e alguns passos para resolver a mensagem de erro ‘zabbix is not running’, com base na minha experiência e vivência como especialista zabbix ao longo desses anos, caso tenha mais dúvidas deixe seu comentário.

Sobre o Autor

Hernandes Martins: Instrutor e Consultor Sênior Zabbix na Unirede Soluções Corporativas, membro e colaborador ativo nos fóruns oficiais e da Comunidade Zabbix Brasil no Yahoo e Facebook. Ministra palestras e realiza projetos de implementação e consultoria com Zabbix e mantém o blog com videos e colaborações para a comunidade brasileira. http://hernandesmartins.blogspot.com.br/

2 comentários:

  1. Muito bom esse post! Agora já sei o caminho das pedras se der algum problema aqui no trabalho... rsrs Iniciante em Zabbix...

    ResponderExcluir
  2. Buenas Tardes, presento el mismo problema si me podrian orientar un poco mejor yo lo tengo en un appliance(ubuntu) la BD esta corriendo y tiene todos los privilegios, en cuestion el firewall nunca estuvo activa y no lo puedo forzar por que no me sale la linea de SELINUX o la coloco? espero por su pronta respuesta gracias

    ResponderExcluir