Páginas

sexta-feira, 8 de março de 2019

Too many processes on Zabbix server: O que Fazer?


Olá meus caros,
Na postagem de hoje vou abordar sobre a mensagem de erro “Too many processes on Zabbix server”.
Pra começar tenha em mente que você vai precisar de conhecimentos básicos em Linux e acesso com privilégios para acessar o Zabbix Server via linha de comando como root.
Nesta primeira etapa vou listar possíveis causas e depois uma breve descrição para esclarecer melhor, sugiro observar cada detalhe com calma, pois até uma letra incorreta pode afetar o serviço.

Possíveis Causas

  • Uso de template padrão “Template Os linux”.
  • Quantidade de processos em uso acima do limite definido no template.
  • Novas aplicações instaladas no mesmo servidor do Zabbix.

Até aqui sabemos de algumas possíveis causas, agora vamos identificar o problema e em seguida agilizar algumas soluções.

1.    Visualizando a quantidade de processos

  • Este é o primeiro passo que deve ser verificado, para verificar a quantidade de processos digite o comando conforme imagem a seguir.


  • Observe o total de processos.


2.    Validando a coleta no Zabbix

  • Observe o valor coletado no host Zabbix server conforme imagem a seguir.

3.    Identificando a trigger no “Template OS Linux”

  • No Template OS Linux, verifique a trigger conforme tela a seguir:


Quando a quantidade de processos atinge o limite de 300, a trigger é ligada gerando o incidente “Too many processes on Zabbix server”
4    Resolvendo a mensagem com boas práticas.
Inicialmente recomendo que, crie seus próprios templates, aproveite os templates padrões e personalize de acordo sua demanda.

Nesta trigger recomendo o uso de boas práticas, ou seja, aplique macros, se você não sabe o que significa leia o link referente a macros da documentação oficial.

Vamos criar uma macro com o nome {$LIMIT_PROCESS} está irá representar a nossa quantidade de processos 300 para todo ambiente e será configurada em nível template e exclusivamente para o host Zabbix server vamos ajustar o limite para 500 processos.

  • No “Tempate OS Linux” adicione a macro.

  • No host “Zabbix server” adicione a macro.

  • Ajuste a trigger, altere de 300 para {$LIMIT_PROCESS} conforme imagem a seguir:

  • Aguarde a resolução do incidente.

5.    Conclusão
O incidente foi resolvido, porém o mais importante é identificar se a quantidade de processos está impactando ou não o desempenho e saúde do sistema operacional.

Se este post foi útil deixe seu comentário e compartilhe sua experiência.

Sobre a Unirede

A UNIREDE, Zabbix Premium Partner e principal parceira mundial da Zabbix SIA, atua há mais de 15 anos em Monitoramento, Administração, Operação, Gestão Estratégica de TI e Treinamento, possibilitando aos clientes dedicação exclusiva à atividade fim da sua empresa.

Sobre o Autor


Hernandes Martins: Instrutor e Consultor Sênior Zabbix, membro e coloborador ativo nos fóruns oficiais e da Comunidade Zabbix Brasil no Yahoo e Facebook. Ministra palestras e realiza projetos de implementação e consultoria com Zabbix e mantém o blog com videos e colaborações para a comunidade brasileira. http://hernandesmartins.blogspot.com.br/




3 comentários:

  1. Muito obrigado pelo seu post, consegui resolver um problema que um rapaz afirmou que seria necessário 1 semana de analise pra resolver. Obrigado demais.

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou e muito sua explicação. Obrigado.

    ResponderExcluir